Informações essenciais da oferta - conhecer para investir

Informações essenciais da oferta - conhecer para investir

Publicado por: Fernanda Nogueira Publicado: 22/04/2022 Visitas: 172 Comentários: 0

Série “Organismo 2.0, o que há de novo?”

Informações essenciais da oferta - conhecer para investir

Entenda melhor o que é este documento, e como ele pode auxiliar o processo de tomada de decisão.

 

No artigo anterior abordamos como um plano de negócios robusto e bem estruturado pode trazer mais transparência e conhecimento aos investidores no momento de investir. No entanto como ele é um importante documento norteador da empresa, no qual consta informações sensíveis sobre o negócio, ele não é disponibilizado ao público abertamente durante uma rodada publica de captação.

Para que os investidores possam ter acesso a informações relevantes para sua tomada de decisão e ao mesmo tempo não comprometer a estratégia da empresa, existe um outro documento chamado Infomemo (Information Memorandum), que no nosso caso é também conhecido como “Informações essenciais da oferta”, que nada mais é que um compilado de informações direcionadas aos investidores, para que eles possam ter uma compreensão do negócio e assim poderem tomar suas decisões.

Preparado por uma equipe especializada, este relatório detalha aos potenciais investidores tudo o que eles precisam saber sobre a empresa, tais como os termos do investimento, a natureza do negócio e o risco potencial.

A seguir explicaremos as principais seções que compõem as Informações essenciais da oferta em uma rodada de investimento realizada pela Organismo:

 

  • Tese de investimento:  resumo da empresa, sua área de atuação e o que ela pretende fazer com os recursos captados.
  • Análise de mercado: detalhamento do setor no qual a empresa esta inserida e perspectivas que o mesmo apresenta.
  • Apresentação da empresa: aspectos legais, estrutura societária, histórico de trabalho e como funciona seu processo, justificativa para suas ações e inserção no mercado, perspectivas de futuro e descrição de quem está a frente da operação.
  • Oferta: apresentação do capital social, patrimônio líquido, valuation, valor da captação, participação societária a ser vendida e modelo da transação.
  • Estratégia e objetivos: apresentação dos objetivos almejados e a estratégia traçada para atingi-los, assim como um detalhamento de como será alocado o capital levantado e os resultados que se espera atingir com essas ações.
  • Projeções financeiras: Projeção das premissas operacionais para os próximos anos, da receita operacional bruta, custos operacionais, despesa com pessoal, projeção de custos e despesas operacionais, EBITDA e margem EBITDA, investimento, capital de giro e fluxo de caixa livre.
  • Informações adicionais: alerta sobre os riscos da operação e qualquer outra informação que possa ser relevante.

 

Este documento é em muitos casos o primeiro contato que os investidores terão com as empresas que pretendem ser investidas. Se ao análisa-lo você se interessar pelo segmento ou pela empresa em sí, e quiser adquirir mais conhecimento sobre sua operação, agende uma reunião com um dos guias de investimento da Organismo, que eles lhe conduzirão nesse processo, e viabilizarão, caso seja necessário, um contato mais próximo entre você e os sócios e/ou gestores da empresa que está em road show. Afinal como diria Warren Buffet, “nunca invista naquilo que você não conhece”.

Continue acompanhando a Organismo, pois futuramente aprofundaremos mais nos tópicos abordados nesse artigo, para que você possa aprofundar cada vez mais seu conhecimento.

 

 

Tags: #organismobrasil #investimento #startups #investimentoemstartups #equity #equitycrowdfunding #crowdfunding # investiremstartups #melhorinvestimento #ondeinvestir #comoinvestir #financiamentocoletivo

Produtos relacionados

ORGANISMO
ORGANISMO

R$ 1.000,00

Investir

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Regras Gerais.