Porque as tecnologias são imprescindíveis para melhorar a produtividade no campo

Porque as tecnologias são imprescindíveis para melhorar a produtividade no campo

Publicado por: Luciana Abreu Publicado: 02/08/2021 Visitas: 239 Comentários: 0

Porque as tecnologias são imprescindíveis para melhorar a produtividade no campo

 

Entenda como novas técnicas estão aumentando a eficiência no setor do agronegócio e como você pode investir nas empresas que desenvolvem essas tecnologias

 

Algumas ferramentas utilizadas na produção agrícola são conhecidas da maioria das pessoas, mesmo aquelas que não são produtores rurais. A previsão do tempo, por exemplo, é indispensável para quem trabalha no campo. As informações fornecidas ajudam a escolher não apenas a melhor época do plantio e da colheita como também a forma como a irrigação deve ser feita.

Assim como em outros setores, o desenvolvimento e utilização da tecnologia impactam no agronegócio. E as que são usadas para prever o tempo também avançaram. As novas estações meteorológicas ajudam a otimizar a utilização das máquinas e outros insumos porque os equipamentos mais modernos fornecem dados locais. Os sensores medem a quantidade de chuva, a temperatura e monitoram a umidade do solo, e o mais importante, fornecem informações cada vez mais precisas e assertivas para que os produtores possam tomar decisões.

E esse talvez seja o maior dos benefícios: fornecer dados que auxiliem nas escolhas feitas. Produtores rurais têm à disposição equipamentos e tecnologias que avaliam e acompanham de forma precisa as condições das lavouras e são fundamentais para melhorar a produtividade no campo. E é exatamente isso que faz a agricultura de precisão: utiliza os dados fornecidos por esses equipamentos para gerenciar de forma detalhada o sistema de produção agrícola.

O conceito de agricultura de precisão considera que cada pedaço de solo, clima, relevo e plantas são diferentes, e por isso, precisam de processos variados, como a correta aplicação dos insumos e a realização de mapeamentos que permitam que isso aconteça. A agricultura de precisão utiliza a tecnologia para minimizar os impactos e os desperdícios e maximizar os resultados.

Entre as tecnologias que integram a agricultura de precisão, podemos citar as máquinas guiadas por GPS, drones, sistemas de monitoramento e equipamentos autônomos. Nos últimos cinquenta anos, a agricultura deu um salto com o desenvolvimento das técnicas de plantio e colheita. Hoje, empresas que desenvolvem tecnologias para o setor agrícola permitem que o produtor simule no escritório a situação que ele vai encontrar no campo.

Máquinas equipadas com GPS de alta precisão mapeiam toda a área de plantio. Elas fazem um verdadeiro raio-X por onde passam. Todas essas informações são descarregadas em um computador. E a tecnologia continua fazendo a sua mágica. Os softwares desenvolvidos organizam as informações coletadas e fazem um mapeamento riquíssimo de informações como análises do tipo de solo, atributos químicos, vegetação e histórico de uso, entre tantos outros.

Essas informações reunidas permitem a autonomia das máquinas sem a interferência manual. O direcionamento guiado do trajeto evita o pisoteamento das plantas, economiza combustível e tempo e permite que o trabalho seja feito com inteligência, precisão e assertividade.

Essa tecnologia é realidade e já está presente em parte das lavouras de cana-de-açúcar e de outras culturas do Brasil. E não são apenas as tecnologias que vêm se desenvolvendo nos últimos anos.

 

Você agora pode investir nas empresas que desenvolvem tecnologias como essa.

Desde 2017, quando a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) regulamentou os investimentos em equity crowdfunding, qualquer pessoa que tenha interesse pode investir em empresas que desenvolvem tecnologias como essas, que fazem parte da agricultura de precisão.

Plataformas de ofertas públicas como a Organismo Brasil possibilitam esse tipo de investimento porque conectam investidores a empresas que desenvolvem soluções para diferentes setores, entre eles, o agro. A Organismo Brasil é registrada na CVM, o que garante ainda mais segurança para o seu investimento.

Saiba mais sobre investimentos em startups. Acesse o nosso blog e conheça a nossa próxima captação. Você também pode conversar com um dos nossos guias de investimentos, e para isso basta clicar no canto inferior direito da nossa home.

Tags: #organismobrasil #investimento #startups #investimentoemstartups #equity #equitycrowdfunding #crowdfunding # investiremstartups #melhorinvestimento #ondeinvestir #comoinvestir #financiamentocoletivo #agricultura #agroindústria #agropecuária #agriculturabr

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Regras Gerais.