Qual a importância de traçar objetivos antes de investir?

Qual a importância de traçar objetivos antes de investir?

Publicado por: Gabriela Cunha Publicado: 11/08/2021 Visitas: 223 Comentários: 0

Qual a importância de traçar objetivos antes de investir?

 

Você já deve ter lido aqui em nosso blog que antes de investir em qualquer coisa é fundamental traçar objetivos claros. Isso porque cada investimento tem um tempo e um retorno diferente e você deve alinhar essas características com aquilo que deseja

Neste artigo vamos te explicar melhor sobre a importância de traçar esses objetivos antes de investir em qualquer lugar. Confira:

 

Por que definir objetivos antes de investir?

Simples: para investir com mais assertividade e consecultivamente ter a certeza de que aquela ação de investir vai realmente cumprir seu papel e trazer o que você precisa. 

Parece clichê e óbvio, mas ainda é importante reforçar o quanto é necessário não investir “por investir”. Tudo que é planejado é mais efetivo. Nunca você deve fazer qualquer coisa sem um planejamento. 

Por isso, defina seus objetivos e comece a investir agora mesmo! 

 

Prazos

Todos os investimentos possuem rentabilidades e prazos estabelecidos ou esperados, por exemplo, quando falamos de tesouro direto, é possível saber exatamente o dia que o título será liquidado e, se o investidor optar pelo Pré-fixado, saberá inclusive sua rentabilidade. A medida que o investidor vai diversificando sua carteira e incluindo investimentos mais arriscados, essa previsibilidade vai diminuindo, ainda assim, se o investidor fizer uma boa pesquisa, terá uma ideia de quando e quanto receberá por aquele investimento.

Sabendo disso, a medida que o investidor possuí objetivos claros, é possível alinhar os objetivos aos investimentos para ter um melhor desempenho, por exemplo, se você sonha em ter uma aposentadoria XYZ daqui a 20 anos e sabe o quanto isso representará em valores monetários, ficará mais facil concluir que um determinado investimento mais arriscado e de longo prazo, dentro do seu portfólio, faz sentido, uma vez que contribuirá para o resultado final esperado.

O contrário também é verdadeiro, se você não souber onde quer chegar, ficará mais dificil concluir se o seu portfólio de investimentos tem sentido.

 

Prioridades

Uma vez entendido a importância de se ter objetivos claros e de entender os prazos, tanto dos objetivos quanto dos investimentos, é fundamental que o investidor defina suas prioridades. Uma vez que nem tudo sai como planejado, se o investidor tiver suas prioridades bem definidas, não precisará tomar decisões difíceis em momentos delicados.

O que você quer priorizar neste momento? Seu futuro daqui há 10 anos? Sua empresa que pretende abrir ano que vem? Ou a família que quer formar quando se casar daqui 3 anos? 

Traçar essas prioridades é muito importante para o sucesso de seus investimentos, até porque, desta forma, você vai investir no lugar certo e com mais precisão. 

 

Objetivo de longo prazo

Para finalizar com uma super dica para aqueles que já estão com seus objetivos traçados e que querem ter melhores resultados a longo prazo, que tal investir em startups?

Com o crescimento dessas empresas, você pode garantir ótimos rendimentos depois de certo tempo e vale muito a pena. Na Organismo Brasil você tem a oportunidade de investir nas melhores strtups do país. Acesse nosso site e invista já. 

Tags: #organismobrasil #investimento #startups #investimentoemstartups #equity #equitycrowdfunding #crowdfunding # investiremstartups #melhorinvestimento #ondeinvestir #comoinvestir #financiamentocoletivo

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Regras Gerais.