Aviso de Risco

TERMO DE CIÊNCIA DE RISCO - ORGANISMO BRASIL - Versão 2.0

 

Antes de realizar qualquer tipo de investimento por meio de nossa plataforma, é imprescindível que você tenha ciência de todos os riscos envolvidos neste tipo de investimento. Para tanto, elaboramos o presente “Termo de Ciência de Risco”, de acordo com todos os itens que a seguir são indicados e elaborados.

 

Além disso, é absolutamente importante que você sempre busque o aconselhamento de profissionais habilitados para investimentos, e que invista com cautela. Havendo dúvida sobre absolutamente qualquer ponto constante no presente Termo, por favor nos contate, ou busque auxílio de advogados, assessores de investimentos contadores ou outros profissionais.

 

Nossa principal preocupação é que você invista com segurança, consciente de todos os riscos do equity crowdfunding. Além do que colocamos neste Termo de Ciência de Risco, recomendamos que você leia a Instrução CVM n. 588/2017, disponível no site da Comissão de Valores Mobiliários, que é a normativa que regula o mercado de equity crowdfunding.

 

Investir em startups, empresas em estágio inicial, sempre representa um risco, inclusive de perda do capital investido. Por isso, recomendamos que você sempre procure diversificar seus investimentos, construindo carteira variada, com ativos conservadores incluídos.

 

Logo abaixo vamos arrolar os principais pontos para sua atenção com relação ao risco do investimento. Além disso, precisamos dizer, toda atividade empresarial possui riscos inerentes ao próprio mercado, incluindo situações macro-econômicas, guerras, crises, alterações legislativas, dentre outras absolutamente imprevisíveis neste momento, mas que, ainda que improváveis, podem ocorrer.

 

  1. DO RISCO DE PERDA DE CAPITAL: Existe uma possibilidade de que a empresa investida não venha a apresentar sucesso, de maneira que o capital por você investido pode ser integralmente perdido. Investir em startups (ou sociedades empresárias de pequeno porte) pode significar, assim, perder o dinheiro investido, na hipótese de insucesso da empresa.

 

  1. DO RISCO DE RESPONSABILIDADE: Quando você investe em uma empresa pela Organismo Equity Crowdfunding, você adquire valores mobiliários, que podem ou não vir a ser convertidos em participação societária. Por essa aquisição ou conversão dos valores mobiliários, você será titular em participação em sociedades empresárias de pequeno porte que, dependendo do tipo societário adotado, podem acarretar riscos ao seu patrimônio pessoal em razão de sua responsabilidade patrimonial limitada não ser reconhecida em decisões judiciais nas esferas trabalhistas, previdenciária e tributária, entre outras. Portanto, tenha ciência de que você corre o risco de ser perante essas esferas judiciais e administrativas ser reconhecido como sócio e responsável por dívidas da empresa investida.

 

  1. DOS RISCOS DE SÓCIO MINORITÁRIO: Ao investir em uma empresa pela Organismo Equity Crowdfunding, como dito acima, você adquire a posição de titular de participação societária na empresa investida. Essa posição será minoritária e sem poder de controle, e o que isso significa?  Você não terá nenhuma ingerência nas decisões da empresa, seja a que título for, estando sujeito à influência que os controladores das empresas possam vir a exercer em eventos corporativos, como a emissão adicional de valores mobiliários, alienação do controle ou de ativos, e transações com partes relacionadas. Com isso, queremos dizer que a sua participação societária pode acabar sendo diluída ao longo do tempo, ou os demais sócios e controladores podem acabar vendendo suas próprias participações societárias, ficando você submetido a esses riscos.

 

  1. DO RISCO DE CRÉDITO DA EMPRESA INVESTIDA: A empresa investida poderá, para financiar suas atividades, emitir títulos representativos de dívida, para pagamento futuro. Inclusive, os próprios títulos em que você investir podem vir a ser título representativos de dívida, dependendo do caso. Nesse caso, existe a possibilidade de que a empresa não consiga honrar esses pagamentos, caindo em estado de insolvência, o que pode também representar o risco descrito no item “1”.

 

  1. DO RISCO DE LIQUIDEZ DO INVESTIMENTO: Não existe mercado secundário dos valores mobiliários que você adquirir em seus investimentos pela nossa plataforma. Ou seja, você pode correr o risco de não conseguir vender esses valores mobiliários a terceiros, seja em razão de sociedade empresária de pequeno porte não estar registrada na CVM, seja por não serem admitidos à negociação em mercados regulamentados. Assim, avalie bem a sua própria liquidez antes de realizar um investimento.

 

  1. DO RISCO DE PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÕES: As empresas que captarem recursos via Organismo Equity Crowdfunding são sociedades empresárias de pequeno porte que não são registradas na CVM, de maneira que pode não haver prestação de informações contínuas pela sociedade após a realização da oferta.

 

  1. DO RISCO DE INEXISTÊNCIA DE GARANTIA DE CONVERSÃO EM SOCIEDADE ANÔNIMA: Não existe obrigação, definida em lei ou regulamentação, de que uma sociedade empresária de pequeno porte que não seja constituída como sociedade anônima em transformar-se neste tipo de sociedade. Ou seja, você pode estar investindo em uma empresa com a expectativa de que ela se converta no futuro em sociedade anônima, mas pela falta de obrigação legal ou regulamentar ela pode acabar não se convertendo.

 

  1. OUTROS RISCOS: Além de todos os citados, devemos, para sua segurança ao investir, indicar outros riscos: a) não existe obrigação, legal ou regulamentação, tampouco promessa, de pagamento de dividendos aos investidores; b) não existe garantia de que as oportunidades de investimento veiculadas na nossa plataforma deem retorno do valor investido; c) a CVM não garante a veracidade das informações prestadas pelas empresas com ofertas em divulgação em nossa plataforma.

 

ORGANISMO EQUITY CROWDFUNDING