Como o Airbnb obteve sucesso conquistando investidores e capital

Como o Airbnb obteve sucesso conquistando investidores e capital

Publicado por: Gustavo Bernardo Publicado: 21/02/2020 Visitas: 441 Comentários: 0

 

Como o Airbnb obteve sucesso conquistando investidores e capital 

 

O Airbnb é uma das startups que mais tem destaque em todo mundo. Só no Brasil, a empresa obteve um impacto de R$7,7 bilhões, segundo relatório da própria empresa.


Mas assim como as outras startups, foi necessário um bom planejamento de negócios e estratégias bem definidas para que pudesse chegar onde está hoje.


Neste artigo, vamos apresentar alguns dos passos dados pelo Airbnb até alcançar sucesso, contados por Brad Stone no livro “As Upstarts”!

 

As táticas do negócio

 


Do ponto de vista de como o negócio deveria dar os primeiros passos, os fundadores do Airbnb tomaram algumas decisões importantes.


Esperar o momento certo para expandir a empresa e não tomar decisões precipitadas com relação ao crescimento da equipe foram ações que colaboraram muito para a sua estabilidade.

 

Proximidade

 


Outro posicionamento chave foi dar maior atenção ao atendimento aos usuários da plataforma.


No começo da empresa, por exemplo, alguns dos fundadores foram até a casa dos primeiros usuários para tirar fotos profissionais dos cômodos a serem alugados. Desta forma, os anúncios ficaram mais atrativos e aumentaram as chances de locação!

 

Concorrentes

 


A empresa criou também, ferramentas que utilizavam seus concorrentes para autopromoção.


Criaram a opção para divulgar as vagas de sua plataforma no seu maior concorrente, o Craiglist, com um slogan que prometia maiores lucros aos anunciantes. Com isso, ganhavam uma “divulgação gratuita” no site.

 

Inovações

 


Chegou o momento em que o Airbnb se consolidou, inovando o mercado de aluguéis para temporada. Ao contrário dos demais serviços já existentes, a empresa priorizava a satisfação do anfitrião ao invés do hóspede.


O diretor de estratégias da empresa, Nathan Blecharczyk é conhecido por ser um growth hacker: especialista em tecnologia que, através de meios que podem ser considerados controversos, consegue descobrir táticas para aumentar a divulgação e aceitação de seus produtos no mercado.

 

Valorizando a experiência do usuário

 


Ele desenvolveu o site sozinho e passou a adicionar a ele, algumas ferramentas que facilitam a experiência dos usuários.


Integrar um sistema de pagamentos global e flexível que automaticamente descontava a comissão do Airbnb e repassava o valor do aluguel diretamente para o anfitrião, foi uma das ações.


Com relação a plataforma, o Airbnb se mostrava competitivo por apresentar um design melhor que o dos concorrentes e sempre propor soluções que aumentassem a transparência do processo de locação e a segurança dos usuários.


Implantaram por exemplo, um status de frequência com que o anfitrião respondia às mensagens, além das avaliações dos perfis, tanto do anfitrião, quanto do locatário.


O Airbnb foi pioneiro na era dos aplicativos, uma vez que foi uma das primeiras empresas a lançar a sua plataforma neste formato, aumentando ainda mais a popularidade de seus serviços.

 

Ações publicitárias

 


Os fundadores do Airbnb são pessoas que, desde o início da empresa, tinham conhecimento e experiência com as ferramentas de mídias sociais e comunicação.


Utilizaram delas para promover a empresa, organizando eventos e disponibilizando avaliações de seus serviços online.


O diretor de estratégia realizou diversas campanhas online e se especializou em encontrar palavras chave que eram mais frequentemente pesquisadas e assim conseguir criar anúncios mais bem direcionados e incisivos a possíveis consumidores do serviço.


Blecharczyk também foi pioneiro na utilização do sistema de anúncios do Facebook e conseguiu criar anúncios a partir de informações pessoais que os usuários da plataforma publicam em seus perfis para criar propagandas mais específicas.

 

Unicórnio

 


Estas são apenas algumas das táticas utilizadas por um dos maiores unicórnios do mundo. O sucesso demanda tanto da ação de funcionários bem preparados quanto de um plano de ações detalhado e completo.


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