Qual é a importância do plano de negócios para uma startup?

Qual é a importância do plano de negócios para uma startup?

Publicado por: Gustavo Bernardo Publicado: 13/01/2020 Visitas: 104 Comentários: 0

Qual é a importância do plano de negócios para uma startup? 

 

Um passo chave para o bom desenvolvimento de um empreendimento é o planejamento. Analisar características do mercado, o público alvo e a viabilidade dos serviços ou produtos, dentre outros passos do plano de negócios, resultam em uma probabilidade maior de sucesso!


Neste artigo, você vai entender melhor o que é, como funciona e como elaborar um bom plano de negócios para uma empresa. Confira! 


O plano de negócios 


O plano de negócios é um documento que estabelece a identidade de uma empresa. Ele permite que o negócio se encaixe em um mercado específico de acordo com o seu serviço ou produto. 


Segundo Marcelo Aidar, coordenador adjunto do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV EAESP, existem sete principais tópicos que precisam ser desenvolvidos: 


1. Resumo executivo: Conta com os principais aspectos do negócio e serve para explicar de maneira sucinta quais são os produtos, serviços, oportunidades, mercado e detalhes da empresa; 


2. Sobre a empresa/ modelo de negócio: Descrição da empresa, com missão, visão e valor. Esta parte mostra quais os recursos estratégicos que a startup vai seguir;  


3. Plano de marketing: Identifica os benefícios dos serviços e produtos oferecidos pela empresa, tal como as estratégias que serão adotadas pelo marketing para otimizar o desemprenho organizacional;  


4. Plano gerencial: Reflete a estrutura organizacional da empresa, apontando os principais membros das equipes e as principais atividades de cada um;  


5. Plano operacional: Mostra a maneira com que os serviços serão prestados, ou os produtos serão produzidos. Explica também qual será a abordagem adotada para garantir a qualidade da produção;  


6. Plano jurídico: Esse plano é apresentado dentro da descrição geral da empresa, sendo que ele se trata da parte jurídica e das questões legais relacionadas ao negócio;  


7. Plano financeiro: Esse plano representa a fonte de controle da parte financeira do negócio. É utilizado também como documento para prospecção de investidores e parceiros, além de ser uma ferramenta para análise de crédito. 


Respondendo perguntas 


Ao fazer um plano de negócios, surgem muitas perguntas para serem respondidas e hipóteses a seres testadas, sobretudo quando se trata de startups. Essas empresas geralmente estão dentro de ambientes incertos e por esse motivo o plano de negócios ajuda a organizar melhor a empresa. 


Não tenha a pretensão de ter um plano de negócios perfeito na primeira vez, aliás, esse documento passa por mudanças constantes, conforme a empresa vai se firmando no mercado.  


Por isso, quando um plano de negócios está sendo montado, muitas perguntas surgem e é fundamental que o empreendedor esteja disposto a buscar as respostas e ponderar todas as possibilidades para que o plano seja efetivo e dê resultados para a empresa.  


Plano de negócios ajuda nos investimentos 


E além do plano de negócios ser muito importante para guiar o empreendedor e fazê-lo estruturar a empresa da melhor maneira, ele ainda é fundamental para que as empresas consigam investimentos.  


Isso porque, com um plano de negócios bem elaborado, a chance de que os investidores valorizem o negócio é maior. E não apenas valorizar, eles passam a compreender e visualizar a empresa, ponderando melhor seus investimentos.  


Quando um investidor decide aplicar dinheiro em uma empresa, ele analisa o plano de negócio, tal como outros documentos, para compreender o negócio e decidir se realmente vale a pena apostar nela. Por isso é fundamental que o plano esteja totalmente estruturado da melhor maneira possível! 


Equity Crowfunding com a Organismo Brasil 


Sua startup já tem um plano de negócios? Como andam seus negócios? Precisa de investimentos? A Organismo Brasil é uma plataforma que permite que você consiga, através do Equity Crowdfunding, modalidade de financiamento que os investidores investem na startup e em troca se tornam sócios dela.


Aqui, bons investidores conhecem bons empreendedores e a inovação acontece! Cadastre-se na nossa plataforma e capte com a Organismo Brasil. Mas não se esqueça: esteja com o plano de negócios bem estruturado! 


Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts