Agricultura de Precisão: Conheça as tecnologias que estão transformando o trabalho no campo

Agricultura de Precisão: Conheça as tecnologias que estão transformando o trabalho no campo

Publicado por: Luciana Abreu Publicado: 29/06/2021 Visitas: 531 Comentários: 0

Agricultura de Precisão: Conheça as tecnologias que estão transformando o trabalho no campo

Saiba mais sobre o tema e conheça as ferramentas que posicionam o Brasil entre os principais produtores agrícolas do mundo!

 

Você já ouviu falar de agricultura de precisão?

O termo é usado para se referir às ferramentas e tecnologias adotadas no manejo e plantio que ajudam a melhorar e aumentar o rendimento das produções agrícolas. Provavelmente você já ouviu dizer que a agricultura é o setor que mais cresceu nos últimos meses ajudando, inclusive, no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, assim como também deve ter escutado que a tecnologia tem um papel fundamental na melhora dos resultados obtidos.

A agricultura de precisão está intimamente relacionada aos excelentes resultados que vêm sendo colhidos no campo nos últimos anos. Ela ajuda no gerenciamento das produções rurais utilizando como referências dados racionais que fazem parte das unidades produtivas. Assim como em outros setores, a utilização de tecnologia nos processos, melhora a eficiência deles, uma vez que fornece ferramentas que são formatadas a partir de dados reais. Depois de coletadas, essas informações são reunidas e analisadas. E isso não acontece apenas na agricultura.

Nas últimas décadas temos visto as evoluções provocadas pela implantação e utilização da tecnologia nos setores financeiro, de saúde, educação e até nos esportes. E como não poderia deixar de ser, na agricultura, que tem registrado resultados surpreendentes graças à utilização de novas tecnologias. 

 

Mas você sabe como a agricultura de precisão melhora os resultados no campo?

A implantação das ferramentas que fazem parte da agricultura de precisão ajudam na utilização adequada dos insumos. Os dados coletados resultam em planilhas que indicam a quantidade exata para alcançar os resultados desejados. Isso significa redução de custos e aumento do lucro. Além disso, os dados gerados pelas tecnologias que fazem parte da agricultura de precisão, também ajudam a reduzir os impactos ambientais.

As tecnologias desenvolvidas permitem a coleta precisa e a análise detalhada de inúmeros dados, que depois de reunidos, organizados e formatados ajudam os produtores a trabalharem com inteligência e de forma exata. Quanto maior a quantidade de dados coletados, melhor é o resultado final. Por isso, informações como infestações de ervas daninhas, doenças e pragas, entre tantas outras, são importantes dados que devem ser levados em consideração.

Os dados analíticos ajudam a formar estratégias que, por sua vez, solucionam problemas de falta de uniformidade nas lavouras. Eles também auxiliam no subsídio de importantes tomadas de decisões que, como são decididas a partir de informações concretas e reais, reduzem a incerteza do negócio. Esses diferenciais garantem a competitividade e a sustentabilidade do agronegócio brasileiro. Tem sido assim desde os anos 90, quando as primeiras tecnologias começaram a ser implantadas em propriedades agrícolas nacionais.

Soluções que possibilitam que grandes áreas sejam entendidas como homogêneas, e desta forma, seja aplicado o conceito da necessidade média. De acordo com ele, a aplicação de insumos como fertilizantes, defensivos e água, deve ser feita com a mesma formulação, ou com a mesma quantidade, permitindo a aplicação dos insumos agrícolas nos locais corretos e nas quantidades exatas, o que significa economia de tempo e de dinheiro.

 

Principais técnicas que fazem parte da agricultura de precisão

O sensoriamento remoto na agricultura permite que se obtenha informações de um objeto, sem que haja contato físico com ele. As imagens podem ser adquiridas com o auxílio de satélites, drones, balões, máquinas e implementos agrícolas. Com as informações coletadas, é possível obter dados das áreas plantadas e possíveis locais com falhas, estimativa do número de plantas, e estado fitossanitário da lavoura, entre outras informações.

Uma outra técnica que faz parte da agricultura de precisão é a geração de mapas para tomadas de decisão. Nesses casos, são utilizados mapas georreferenciados que possibilitam a observação da variabilidade espacial que pode existir nas lavouras. Além de ajudar nas escolhas das decisões, porque demonstram com exatidão a variabilidade, esses mapas também facilitam o planejamento das safras.

 

O começo da agricultura de precisão

Foi no início dos anos 90, com a implantação dos receptores de Global Navigation Satellite System, ou GNSS, instalados nas máquinas agrícolas, que as propriedades rurais passaram a contar com a tecnologia que permitia a geração de mapas de produtividade, e que são também considerados os precursores da agricultura de precisão.

Em 2012, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) criou a Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão. Em 2019, foi instituída a Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão e Digital, com objetivo de promover e desenvolver as técnicas no Brasil, incentivando a utilização de tecnologia para planejar a redução de custos, aumentar a produtividade e diminuir os impactos socioambientais.

O Brasil é considerado um dos principais players do cenário agrícola e é também um dos principais desenvolvedores de tecnologias do setor. Técnicas combinadas que ajudam na aplicação de insumos no local correto, no momento adequado, com as quantidades de insumos necessárias à produção. Ferramentas que não ajudam apenas os produtores, mas também o país a se tornar referência no mercado agrícola em todo o mundo.

 

Tags: #organismobrasil #investimento #startups #investimentoemstartups #equity #equitycrowdfunding #crowdfunding # investiremstartups #melhorinvestimento #ondeinvestir #comoinvestir #financiamentocoletivo #agronegócios #agro #agropecuária #tecnologia #desenvolv

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Regras Gerais.