Florianópolis: referência em tecnologia no Brasil

Florianópolis: referência em tecnologia no Brasil

Publicado por: Gabriela Cunha Publicado: 23/08/2019 Visitas: 275 Comentários: 0

Florianópolis: referência em tecnologia no Brasil 


No mundo da tecnologia e das startups, muito se ouve falar sobre o Vale do Silício: uma região que fica na Baía de São Francisco, na Califórnia EUA, famosa por abrigar empresas globais de tecnologia, como o Google, Facebook e Apple, por exemplo, além de ser a sede de muitas startups.


A maioria das grandes empresas mundiais estão localizadas nesta região, que é rica em tecnologia e serve de referência para outros países do mundo todo.


No Brasil, já existe um lugar que cresce em grandes proporções e que cada vez mais se aproxima da proposta do vale do Silício. Esse lugar é Florianópolis, em Santa Catarina.


Parte da tecnologia no Brasil está em Floripa


Se você acha que Floripa, como foi apelidada a capital de Santa Catarina, é só turismo, praias, passeios e diversão, está enganado! A cidade é muito mais do que isso e está crescendo em outros aspectos, sobretudo no profissional e no empresarial.


Florianópolis é uma junção de tecnologia, conhecimento e capital humano. Ao todo, o município conta com cerca de 900 empresas de Tecnologia da Informação, além de quase 17 mil pessoas empregadas.


Tudo isso graças às startups que crescem em um ritmo acelerado e ocupam esse território. Florianópolis é ainda, um dos principais polos de inovação, sendo conhecida como a terceira do Brasil em faturamento médio nesse setor.


De acordo com dados do Acate Tech Report 2015, a cidade arrecada quase R$5 bilhões por ano! Ou seja, faz jus ao apelido de “ilha do Silício”, que foi dado em alusão ao Vale do Silício.


Geração de empregos


Dentre tantas vantagens de ser um polo tecnológico, a geração de empregos é um dos fatores que mais faz a diferença, afinal, o número de desempregados no país hoje é bastante significativo. De acordo com a última pesquisa PNAD Contínua do IBGE, o total de brasileiros com ensino superior que se encontram desempregados, é de 1,4 milhões, número que representa 13% a mais do que o registrado em 2018.


Por isso Florianópolis mais uma vez se destaca: a ilha do Silício gera empregos e ajuda muita gente a sair da zona de desocupação. A cada mil trabalhadores formais residentes na cidade, 23,5 são do setor de tecnologia. Este número supera a média nacional, que equivale a 14,5 membros.


Além disso, no ano passado, o setor tecnológico gerou três mil novas vagas em Santa Catarina, sendo que 1,2 mil foram somente em Florianópolis. Entre os anos de 2012 e 2018, foram criados 11 mil novos postos de trabalho, graças à ascensão da tecnologia e das startups!


Com isso é possível considerar que as startups, além de trazerem vantagens e benefícios com relação a inovações e tecnologia, ainda geram empregos que podem ajudar famílias inteiras! E Florianópolis já enxergou e está apostando neste novo modelo de negócio, ganhando assim, grande destaque nacional e internacionalmente.


Invista em startups!


Para que essas empresas possam alavancar ainda mais, é necessário que recebam investimentos. Por isso, cadastre-se em nossa plataforma e comece a investir e ajudar essas startups!

Tags: equitycrowdfunding, investimentoemstartup, investimentosemstartups, startups

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts