Empresas de tecnologia transformam crise em oportunidade e crescem mesmo diante das adversidades

Empresas de tecnologia transformam crise em oportunidade e crescem mesmo diante das adversidades

Publicado por: Luciana Abreu Publicado: 28/09/2020 Visitas: 335 Comentários: 0

 Empresas de tecnologia transformam crise em oportunidade e crescem mesmo diante das adversidades

 

Um clichê antigo diz que é nas dificuldades que as pessoas crescem. E ele tem feito muito sentido durante a pandemia, principalmente para as empresas de tecnologia. Essas empresas têm mostrado resiliência e uma incrível capacidade de contornar obstáculos mesmo diante de cenários desafiadores.

Além disso, também provaram ser a chave que mantém as turbinas dos negócios ligadas. Oferecem soluções para diferentes problemas. É preciso ficar em casa? Desenvolvem ferramentas que possibilitam o home office. Alguns de nós passaram a conhecer propostas inovadoras para realizar reuniões pelo computador, que também são utilizadas por professores, que agora dão aulas online, e usam plataformas parecidas desenvolvidas por empresas de tecnologia.

No longo prazo, muitas empresas já sinalizaram que trabalhar de casa é uma tendência que deve continuar ocorrendo. Assim como as compras feitas a distância, em ambiente virtual. Os marketplaces não são uma invenção da pandemia, mas é inegável a força que ganharam durante o período de isolamento.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), desde o início da pandemia, 135 mil lojas aderiram à venda online de produtos. Antes da pandemia, a média de abertura desse tipo de estabelecimento era de 10 mil por mês.

E por que as pessoas estão comprando mais em ambientes virtuais?

Além da comodidade de comprar sem sair de casa, os brasileiros desenvolveram confiança no processo e se sentem seguros em consumir online. 

Do lado de lá da tela, as empresas que se anteciparam e enxergaram potencial neste mercado, conseguiram melhorar os processos e atender o aumento da demanda com tranquilidade e de forma satisfatória.

Se você comprou online de marketplaces que já atuavam no setor nos últimos meses provavelmente notou uma melhora no atendimento e na entrega. Como enxergam as coisas de forma antecipada, essas empresas perceberam o tamanho da onda que se aproximava e se preparam antes para surfá-la com tranquilidade.

Sabe aquele ditado que diz que quem chega primeiro bebe água limpa? É a antecipação que faz toda a diferença no mundo dos negócios. Veja o exemplo do Magazine Luiza. A empresa que já era líder no mercado de varejo presencial, enxergou antes o potencial do mercado de compras online e foi migrando aos poucos a força de vendas para o marketplace.

Uma estratégia que parece ter sido acertada. As vendas digitais do Magazine Luiza durante o isolamento social, por exemplo, já representam 53% do faturamento total da rede varejista.

Você já deve ter percebido que esse setor é dinâmico e está em constante transformação. O Magazine Luiza também percebeu e aposta agora na compra de startups de tecnologia para fortalecer o marketplace com ofertas de produtos personalizados de acordo com as buscas feitas pelos consumidores na internet. Chamada de publicidade programática, essa tecnologia utiliza informações ricas dos usuários como idade, localização, hábitos e preferências de consumo para oferecer produtos e serviços de forma assertiva durante a navegação dele na internet.

A fórmula não é mágica e nem tampouco nova. A Amazon, marketplace e atualmente uma das empresas mais valiosas do mundo, já faz isso há algum tempo o que poderia ajudar a explicar uma parte do sucesso da empresa. A Amazon já atua no Brasil, porém ainda há mercado a ser conquistado. Essa fatia do bolo que está disponível talvez explique a aquisição das 7 tech company compradas pelo Magazine Luiza nos últimos 3 anos.

Tech company é uma companhia que desenvolve soluções na área de tecnologia, e uma dessas startups compradas pelo Magazine Luiza desenvolveu a tecnologia capaz de capturar essas informações e transformá-las em ofertas personalizadas para cada possível consumidor. Você já parou para pensar quanto vale todas essas informações que fornecemos enquanto navegamos na internet?

É difícil medir em números a riqueza desse material, mas as grandes empresas já entenderam que, assim como as inúmeras soluções tecnológicas que são desenvolvidas diariamente, eles são parte fundamental na conclusão de um processo de compra e sucesso de uma venda.

A tecnologia e suas infinitas formas de utilização são um caminho sem volta, assim como as muitas mudanças de hábitos que vêm ocorrendo nos últimos anos. Antecipar os problemas ajuda a encontrar as soluções mais rapidamente o que minimiza os resultados negativos, e isso pode explicar uma parte da resiliência e força que as empresas de tecnologia têm, principalmente durante cenários adversos.

Mas não é só isso. Empresas de tecnologias são hoje fundamentais na busca por novas ideias que resolvem problemas e ajudam a criar soluções que não sabíamos ser necessárias mas que depois de usá-las, não conseguimos mais viver sem.

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