Startup brasileira desenvolve o primeiro marketplace de futebol do mundo.

Startup brasileira desenvolve o primeiro marketplace de futebol do mundo.

Publicado por: Luciana Abreu Publicado: 29/09/2020 Visitas: 608 Comentários: 0

Startup brasileira desenvolve o primeiro marketplace de futebol do mundo

Com sede localizada em São Paulo, sistema desenvolvido já opera em 2 continentes, 4 países e 5 ligas de futebol

 

Quatro profissionais de diferentes segmentos estão revolucionando o futebol mundial. Eles desenvolveram uma plataforma que, dentre outras funções, possibilita a compra e venda de jogadores referenciada por dados analíticos desenvolvidos pela própria plataforma. A "Amazon" do futebol já está operando em 2 continentes, 4 países em em 5 ligas de futebol.  

A ideia é surpreendente, assim como o fato dela não ter sido pensada antes. Ela foi desenvolvida por Alex Bourgeois, CEO da Plataforma xG, startup do setor dos esportes responsável pela criação da plataforma batizada com o mesmo nome. Alex conhece o assunto a fundo. Além de ter sido CEO do São Paulo F.C, ele também foi diretor de futebol do Figueirense F.C. E foi participando de transações de jogadores de futebol que a semente da Plataforma xG foi plantada. Alex trabalhou como diretor e gestor da TEISA, fundo de investimentos que detinha parte dos direitos do jogador Neymar. Ele participou ativamente da negociação de vários jogadores e também da transferência de Neymar para o Barcelona, uma das transações mais caras da história do futebol. No currículo de Bourgeois ainda constam prestação de consultoria de futebol para o empresário Abílio Diniz, direção do J.P Morgan e Société Générale.

Junto com ele nesta empreitada estão Wladimir Castro, CRO da Plataforma xG que já foi diretor geral da AZZ, responsável pelo startup da AZZ na América Latina e responde pela plataforma na Europa, Marcos Cardoso, que já atuou como Gerente de Operações e de Produtos da Electronic Arts é o CPO da startup e Domingos, que é PhD em Ciências de Dados e Informática, além de ter trabalhando com Inovação & Desenvolvimento na Comgás

Agora que você já conhece o time, fica mais fácil entender o propósito da Plataforma xG: Reunir e conectar todo o ecossistema do futebol em um único lugar. A base de dados da plataforma tem atualmente 900 mil nomes de jogadores de futebol e é a única do mundo a formar um banco de dados de jogadores sul americanos de 15 a 20 anos, os mais procurados pelos clubes.

A proposta inicial é transacionar esses jogadores com clareza, lisura e assertividade, já que a plataforma também oferece relatórios feitos por análise de dados. Esses documentos traçam um raio-x dos jogadores, como análise estatística por posição, comparação estatística dos jogadores com a equipe, entre outras. Os clubes conseguem escolher, através de informações e resultados analíticos, o jogador que vai desempenhar melhor a posição que está aberta. 

Um exemplo de sucesso de transação feita pela plataforma foi a do jogador Kaique, de 19 anos que atuava como zagueiro do Palmeiras. O jogador havia perdido espaço para colegas mais novos do elenco sub-20 e estava no banco de reservas. Ao tomar conhecimento que o clube Millonarios da Colômbia buscava um jogador com as características de Kaique, a plataforma fez a conexão entre os clubes, e o zagueiro foi emprestado para o time colombiano em agosto deste ano.O acordo é válido por um ano, com preço de compra pré-estipulado. 

A Plataforma xG oferece uma variedade de relatórios formatados com o auxílio de dados analíticos desenvolvidos pela startup. Documentos que oferecem informações de desempenho do técnico, jogadores, times e concorrentes. Resumos estatísticos de padrões dos adversários, análise profunda de transições defensivas e ofensivas do oponente, análise de movimento dos jogadores adversários e análises de lances de bola parada entre muitas outras informações. 

Através da plataforma, são criadas condições de negociação para que os clubes acessem todos os jogadores e técnicos do mundo, permitindo que contratos sejam fechados em um ambiente ágil, confidencial e de menor custo. A plataforma faz uma conexão global entre jogadores e técnicos expostos como vitrines para mais de 10.000 clubes profissionais. 

O sistema desenvolvido também facilita o financiamento para clubes, gerando oportunidades de investimentos, além de ajudá-los a alcançar melhores resultados esportivos e financeiros.

É a tecnologia a serviço de uma indústria que movimenta US$ 250 bilhões por ano. São mais de 1 milhão de times e 300 mil clubes de futebol espalhados pelo mundo. 

 

Sobre a Plataforma xG

A Plataforma xG, foi fundada em 2018, por Alex Bourgeois.  É uma empresa de prestação de serviço de Tecnologia e atua como uma Sportech do Futebol. No começo a Plataforma xG desenvolvia, ainda de forma manual, relatórios de inteligência e análise de dados, com objetivo de entender indicadores de performance dos jogadores, como desempenho e tática, além de quantificar o retorno financeiro dos  investimentos  para os clubes que queriam saber se aquele jogador valia o preço pago por ele. Com o aumento da procura por esse tipo de informação, foi preciso automatizar todos os dados. E a partir dessa automatização foi criada a Plataforma XG .

Segundo Alex, “a indústria do futebol está muito focada no retorno financeiro de seus times, por isso acreditamos que a nossa filosofia de que, quem manda é o cliente, possa contribuir de forma significativa e segura para o desenvolvimento da comunidade esportiva através dessas análises de dados”.

 

Sobre a Organismo Brasil

A Organismo Brasil é uma plataforma de oferta pública de investimentos que conecta startups de tecnologia, que precisam captar recursos, e investidores que querem novas opções para diversificar o portfólio de investimentos. Através da plataforma, o investidor têm acesso a diversas opções de investimentos em startups que desenvolvem soluções para diferentes setores como esporte, agricultura, energia elétrica, entre outros. A Organismo Brasil é regulamentada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). 

A Plataforma xG, sports tech que desenvolveu o primeiro marketplace do futebol, está captando recursos através da plataforma da Organismo Brasil.

Para saber mais sobre a Plataforma xG e entender como ela funciona, acesse: https://www.organismobrasil.com.br/plataforma-xg

Tags: #crowdfunding #equitycrowdfunding #empresastecnologia #investiremstartups #melhoresinvestimentosemstartup #melhoresstartupparainvestir #startupsbbrasileiras #financiamentocoletivo #melhoresstartupsparainvestir #organissmobrasil

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts