Seja bem-vindo à Indústria 4.0 !

Seja bem-vindo à Indústria 4.0 !

Publicado por: Luciana Abreu Publicado: 03/02/2021 Visitas: 134 Comentários: 0

Seja bem-vindo à Indústria 4.0 !

Uma nova revolução está acontecendo, neste momento, em todo o mundo. A 4º Revolução Industrial, consequência da implementação do uso de softwares e tecnologias cada vez mais avançadas em todos os processos produtivos da indústria, que estão transformando esse setor.Quer entender o que é a Indústria 4.0? Vem com a gente!

 

Você já ouviu falar em Indústria 4.0? O termo está relacionado à fusão de diversas tecnologias, implantadas na indústria convencional, e por isso, também conhecida como a 4º Revolução Industrial. Essa nova “era” da indústria é vista como consequência das transformações trazidas pelo processo de digitalização e crescente utilização de sistemas informatizados. 

Essa revolução nasce da necessidade de otimização dos processos industriais para que o setor se torne mais  competitivo. E isso é feito integrando tecnologias digitais que melhoram a eficiência da indústria, porque estabelecem novas formas de produção. Assim como outros setores da economia, o industrial também está em constante transformação, e  precisa de opções modernas para auxiliar na produção de bens de consumo. Na Indústria 4.0 a automação e a tecnologia da informação são aplicadas no desenvolvimento dos mais variados produtos. 

No Brasil, essa transformação já vem acontecendo e o setor já entendeu a importância de conectar com tecnologia as várias etapas que fazem parte da cadeia de produção. A princípio, isso pode demandar uma alta quantia em investimentos, mas no longo prazo, significa redução de custos e de tempo. 

Um estudo realizado pela ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - estima uma economia de R$ 73 bilhões por ano com a implantação da Indústria 4.0 no país. 

Na Europa, por exemplo, esse movimento já vem acontecendo há mais tempo, tanto que o termo indústria 4.0 surgiu na Alemanha, em 2011, em um projeto de um grupo de trabalho que pretendia desenvolver a indústria, a partir da implementação das ações contidas no documento. O objetivo principal do projeto era aumentar a produtividade da indústria alemã a partir da inovação, além de elevar a competitividade frente ao mercado de manufatura asiática.

E você sabe como a utilização de novas tecnologias nos processos da indústria está revolucionando esse setor?

Bem, para explicar a importância da indústria 4.0 e a revolução que ela vem provocando, é importante voltar na história para compreender o que as outras revoluções significaram, afinal estamos no meio do processo de  transformação. 

A Primeira Revolução Industrial aconteceu no final do século XVIII, na antiga Grã- Bretanha e é marcada pela introdução das máquinas movidas a vapor e água em processos que eram feitos a mão, como agricultura e indústria têxtil, pioneira na utilização. É quando ocorre a substituição do uso de animais na geração de força, por vapor e água. 

A Segunda Revolução Industrial acontece entre os anos 1870 a 1945 e é caracterizada pela introdução de novos sistemas no processo, como telégrafos e ferrovias. Também neste período, a industrialização dos serviços começa a se expandir para outros países, e a eletrificação das fábricas ajuda a criar os primeiros sistemas de automação industrial. É na segunda revolução que surge o conceito “produção em massa”, desenvolvido por Henry Ford, que é a capacidade de produzir mais com custos menores a partir do ganho de escala e eficiência. 

Nos anos compreendidos entre 1950 e 1970 surge a Terceira Revolução Industrial, também conhecida como a Revolução Digital, marcada pela mudança dos sistemas analógicos e mecânicos para os sistemas digitais. A terceira revolução é considerada o resultado direto do enorme desenvolvimento e utilização de computadores, tecnologia da informação e comunicação. 

O processo de evolução da indústria é constante e está intimamente relacionado com o desenvolvimento de novas tecnologias. As inovações que são incorporadas nos processos industriais garantem a melhora do desempenho e transformam toda a cadeia produtiva. 

Dessa forma, é natural perceber a importância da utilização de  novas tecnologias na indústria e compreender a importância delas. A Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, é o aperfeiçoamento e desenvolvimento de tecnologias que estão mudando a forma como o trabalho na indústria é realizado. 

Como esse tema é extenso, separamos esse artigo em dois para ficar mais claro para você! Continue acompanhando nossa plataforma e nossas redes sociais para ter mais informações sobre esse assunto!

Tags: #organismobrasil #investimento #startups #investimentoemstartups #equity #equitycrowdfunding #crowdfunding # investiremstartups #melhorinvestimento #ondeinvestir #comoinvestir #financiamentocoletivo

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Regras Gerais.