Saiba mais sobre as tecnologias que estão transformando o trabalho no campo

Saiba mais sobre as tecnologias que estão transformando o trabalho no campo

Publicado por: Luciana Abreu Publicado: 03/08/2021 Visitas: 258 Comentários: 0

Saiba mais sobre as tecnologias que estão transformando o trabalho no campo

Veja as 5 principais soluções tecnológicas que mudaram a agricultura.

 

Seja para melhorar a produtividade ou para reduzir as perdas no campo, a utilização de tecnologias nos processos agrícolas já é uma realidade cada vez mais imprescindível, não importa qual seja a cultura ou região. A expectativa da consultoria McKinsey, é que até 2030 a infraestrutura de conectividade avançada cubra cerca de 80% de todas as áreas rurais do mundo.

Quem investe em tecnologia garante mais eficiência, sustentabilidade e otimiza processos. No setor do agronegócio, as novas tecnologias aumentam a produtividade e reduzem as perdas.

O agronegócio é um dos setores mais importantes da economia brasileira. O Produto Interno Bruto (PIB) do setor apresentou crescimento recorde em 2020 e teve alta de 5,35% no primeiro trimestre deste ano. Não à toa, ele também conta com uma grande variedade de ofertas de novas soluções tecnológicas para melhorar os resultados apresentados. As empresas que desenvolvem tecnologias estão de olho nesse mercado que não para de crescer, assim como a demanda pelos produtos oferecidos.

Os resultados revelam que a digitalização dos processos agrícolas já está impactando positivamente as safras. E os produtores que quiserem melhorar os seus resultados precisam estar atentos a tudo o que vem sendo desenvolvido para otimizar o trabalho no campo. Listamos algumas tendências tecnológicas que estão fazendo a diferença no setor agrícola:

 

GPS Agrícola

O sistema de posicionamento global fornece um aparelho receptor móvel a sua posição, a qualquer momento e em qualquer lugar da Terra. Na agricultura, essa tecnologia foi uma das primeiras a serem utilizadas e atualmente ela pode ser substituída pelo GNSS, que usa mais satélites e por isso, é mais precisa.

São muitas as aplicações do GPS na agricultura. Combinado com outras tecnologias, permite a obtenção de dados relativos à irrigação, propriedades físicas do solo, necessidade de aplicação de defensivos e localização de insumos. Também possibilita a medição de áreas e o mapeamento completo da produção. A precisão do GPS ajuda na criação de mapas de cultivos, com medidas exatas de cada área, localização das estradas  e as distâncias entre os locais pesquisados.

 

Sensores

Com eles é possível obter diversas informações importantes sobre a plantação, o solo e outros elementos fundamentais. Os sensores instalados nas máquinas são responsáveis pela coleta de dados e realizam comandos de forma automática, em tempo real. Instalados em equipamentos meteorológicos, monitoram dados locais da lavoura, solo e quantidade de chuva, entre outros fatores.

 

Mapeamento das lavouras

Utiliza as tecnologias de GPS e dos sensores para coletar informações e fornecer um raio-x completo da lavoura, e informa, com base em dados analíticos onde se produz mais e em quais locais não se está produzindo. Um bom mapeamento é capaz de indicar as diferentes características que incidem no desenvolvimento das culturas e os fatores que podem estar impactando na produtividade, como textura e fertilidade do solo, presença de pragas, quantidade de água disponível, problemas de drenagem, solo compactado, presença de plantas daninhas entre outros fatores. A utilização dos mapas pode significar otimização do uso de insumos e aumento na produtividade.

 

Máquinas autônomas

São as máquinas que funcionam sob comando automático, ou seja, que dispensam a mão de um operador no volante. Essas máquinas melhoram a estabilidade das passadas e significam uma grande economia na operação. Tratores autônomos já são realidade e fazem o trabalho em várias lavouras brasileiras. A tecnologia permite que a máquina faça o ajuste de velocidade  e desvie de obstáculos, além de fornecer informações que permitem que o operador controle tudo o que está acontecendo no campo, de dentro do escritório. Estas máquinas utilizam tecnologias combinadas para funcionar como GPS e sensores. 

 

Softwares de Agricultura de Precisão

Sistemas que organizam e palmilham todas as informações coletadas no processo. Esses softwares reúnem em só lugar os dados resultantes de outras tecnologias como sensores, GPS e máquinas autônomas, e fornecem um relatório completo que auxilia o produtor na tomada de decisão, principalmente os referentes aos custos de produção.

Seja qual for a tecnologia utilizada, o fato é que elas estão mudando a forma como a agricultura vem sendo conduzida no Brasil e no mundo. A utilização de tecnologia nos mais variados setores tem significado aumento de eficiência e lucratividade. No campo não é diferente, e os resultados até aqui demonstram que essa é uma tendência que veio para ficar.

Tags: #tecnologia #equipamentos #agricultura #tecnologianaagricultura #principaistecnologias #cincoprincipaistecnologias #gps #sensores #mapeamento #agricultura #agriculturadeprecisão #startup #equity #equitycrowdfunding #organismo #organismobrasil

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Regras Gerais.